quarta-feira, 11 de abril de 2018

Minhas filhas não são princesas...

É o que mais leio nas redes:
"- Minha princesa"... mães quando se referem às suas filhas, sejam elas recém nascidas ou lindas debutantes de 15 anos. Talvez eu mesma, guiada pela corrente internética já o tenha feito.
Mas... minhas filhas não são princesas. Nenhuma mulher é uma princesa.  As princesas, pelo menos as dos filmes e contos de fadas, são lindas o tempo todo, delicadas, gentis, política e ecologicamente corretas, mesmo vestindo trapos, são elegantes e têm ótima postura. As princesas dançam. Não, as princesas "flutuam" no salão com seus príncipes encantados (sim ELAS têm um Príncipe encantado!) coroando um encontro perfeito que logo em seguida se concretizará com um casamento dos sonhos e um final feliz. As princesas enfrentam obstáculos: alguém tem inveja de sua beleza, outros, desejam sua riqueza. Mas no fim, tudo dá certo e ela, rodeada de pessoas que lhe protegem, não se ferem, não sentem dor, nem se magoam.
Não. Mulheres não são princesas.
Mulheres trabalham, fazem força, usam produtos que lhes fazem mal à pele mas que deixam a casa limpa e cheirosa. Para ficar bonita a mulher precisa sofrer, passar fome, malhar, pintar o cabelo, arrancar os pêlos, usar saltos altos e,mesmo cansada, não pode relaxar a postura.
As mulheres - de carne e osso - até dançam às vezes. Mas geralmente dançam sozinhas na frente do espelho, imaginando estar nos braços de seus "príncipes".
As mulheres sofrem ataques de todos os lados: dos patrões, dos agressores, daqueles que as julgam: atiradas, relaxadas, mal amadas, mal tratadas, desleixadas, desinteressadas...
As mulheres, quando buscam a SUA felicidade são a todo instante lembradas que, antes delas, tem uma fila de gente que precisa ser feliz primeiro...
Não, minhas filhas nunca serão princesas... elas serão apenas, MULHERES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário