segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Por onde anda a sensatez?
Se tem uma coisa que me irrita, é gente que se diz entendedora da cultura fazendo papel de bobinho. Se não tem conhecimento, que pelo menos busque a informação, ou pergunte para quem sabe.
O Centro de Cultura Basílio Conceição é um espaço maravilhoso que temos em nossa cidade, e que no entanto, carente de muitas estruturas ainda.
Agora, nestes últimos dias, finaleira de um governo capenga na área da cultura, resolveram dar uma "lambuzada" nas paredes pra dizer que reformaram. Mas o mais importante não fizeram, nem irão fazer: dar a qualidade necessária ao palco do teatro.
Apresentaram uma cortina nova (que NÃO FUNCIONA), e deve ter custado uma pequena fortuna, um biombo pra fazer as vezes de coxias e ainda por cima pintaram tudo de BEGE! Cruzes! Será que nunca ouviram falar na famosa "CAIXA PRETA" do teatro? Ou será que a internet só lhes serve para jogar paciência?????
Pois então, aí vai:
Coxias: elemento delimitador do espaço cênico, composto por duas ou mais faixas de pano chamadas pernas, de cada lado do palco e numeradas do fundo em direção ao proscênio. Também pode estar no fundo do palco atrás da rotunda, serve para o deslocamento dos atores sem que a platéia veja.
Bambolinas: faixas de pano ou de papel, suspensas na parte superior da caixa do teatro, escondendo o urdimento e as gambiarras (urdimento e gambiarras são estruturas de ferro que servem para a iluminação e a sonorização do palco).
Rotunda:pano de fundo, geralmente negro, mas que pode ser usado como parte do cenário, trazendo elementos da paisagem, etc.
Esperamos, esperamos, esperamos, e quando anunciaram melhorias, foi a maior das decepções, umpf!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário