terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Questão de espaço...

       Já vi algumas vezes, em escolas diferentes, o "cantinho da leitura". Com a intenção de chamar a atenção dos alunos para a leitura, professores desenvolvem um espaço geralmente colorido, atraente, cheio de livros disponíveis para serem apreciados pelos pequenos futuros quem sabe leitores. Até aí tudo certo. É preciso mesmo incentivar a leitura sempre, embora a meu ver, para motivar a leitura é fundamental desligar a TV ( o que, nas escolas de hoje, não acontece muito. Os filmes infantis são cada vez mais utilizados como forma de aprendizagem ou de livrar-se da turma por algum tempo mesmo, sei lá).
     O que me incomoda mesmo - e que fique bem claro esse comentário é baseado apenas na minha percepção, não existe nenhuma base científica ou educacional envolvida - é o insistente nome dado: "Cantinho da leitura". Penso, sinceramente, que a palavra cantinho não condiz com a importância do evento a que se propõe. Vejamos: o que vem à mente quando pronunciamos a palavra cantinho? Um lugar escondido? onde se guarda algo que não queremos que apareça muito? - Deixa o guarda-chuva ali no cantinho. O que se deixa no canto é aquilo que não queremos que fique exposto, ou na área de trânsito livre. Portanto, nominar o "cantinho da leitura" me parece relegar os livros a um lugar de segundo plano, não o principal, não o mais importante.
      Posso estar sendo radical e não perguntei pra ninguém qual a explicação lógica. Mas acredito que a leitura não deve estar minimizada a um "cantinho" (ainda por cima, no diminutivo). A leitura tem de estar em todos os lugares: nas paredes, nas mesas, no chão, nos rótulos, nas bulas de remédios, nas camisetas, por todos os lados. Esse é o estímulo real, fazer com que as crianças vejam leitura no seu cotidiano.
     Por fim, a palavra dita e escrita tem força espetacularmente superior do que as ideias. Assim, ter a ideia de transformar um local da escola especificamente para a leitura já não me parece muito inteligente, e ainda por cima denominar esse lugar de "cantinho" , aí já é demais!
      Para não dizer que fiquei apenas apontando erros, imagino que uma escola que realmente pretenda formar leitores, deveria ser transformada, toda ela em um ESPAÇO de leitura. Eu já sei que é um tanto difícil ler um livro no corredor barulhento ou na sala de merenda. Para isso existem as bibliotecas (as que conheço atualmente, pelo menos aqui na minha cidade, ou estão abandonadas, ou são espaços que existem para "cumprir tabela", são feias, sem graça, desconfortáveis, é preciso transformá-la em um lugar aprazível). Ler implica dedicar-se a uma aventura. Pode ser um clássico, pode ser um moderninho, pode ser uma frase de um cantor preferido, ou a frase dos colegas, pode ser o rótulo da coca-cola (alguém sabe o mistério da fórmula da coca-cola?). E essa aventura, não pode ficar escondida no cantinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário